A cor precisa ser pensada desde a criação. Quem cria, lidera. E quem lidera precisa ter controle real sobre o que está especificando.
O desafio para o criativo começa em conseguir saber onde seu trabalho será aplicado. Hoje podemos ter uma infinidade de possibilidades. Tanto para Web, impressão convencional, digital, embalagens, produtos finais em diferentes materiais como plásticos, vidros, metais, etc.
E para irmos mais longe, podemos colocar que será uma combinação de algumas das opções acima.
Assim, você não pode simplesmente dizer “quero vermelho”. Você precisa definir qual vermelho. Usar referências como CIELAB ou Pantone ajudam a garantir que todos no processo produtivo falem a mesma língua. A especificação em RGB ou CMYK não é uma opção profissional, pois ela varia de acordo com a tela em que é exibida ou ainda pela impressora que será impressa. Por isso chamamos o RGB e CMYK de espaços de cores dependentes.
Dizer “quero um vermelho vibrante” não é o suficiente.
– CIELAB é uma especificação objetiva, medida por instrumentos. E deve acompanhar em que iluminação e qual o observador se está usando. Para indústria de impressão, o padrão é o D50/2°
– Pantone é uma biblioteca visual padronizada. E as suas cartelas impressas são referências, pois como todo impresso, elas têm uma tolerância definida de diferença de cor ΔE 2000 de até 2,00.
E fique atento ao suporte em que está imprimindo, lembre que o Pantone Coated é uma referência em papel couché e não em cartão para embalagem.
📌 Dizer “quero Pantone 485 C” ou “CIELAB L* 50 a* 70 b* 60 D50/2°” é especificar com corretamente e de maneira assertiva para evitar falhas de comunicação.
Essas especificações são o que permitem transformar uma ideia em resultado previsível. Se você cria sem especificar corretamente, você abre espaço para erros, distorções… e frustrações.
Quando melhor for a sua especificação, melhor será o seu resultado final.
Converter Pantone para CMYK não garante a mesma cor. Se quer entender mais sobre cores, fale conosco!
Você já conhece o nosso Canal do WhatsApp Mestre das Cores? Agora, você também pode acompanhar todos os conteúdos direto aqui pelo site!
Nesta seção do blog, reunimos todos os textos publicados no canal, organizados por data e com a hashtag #MestreDasCores para facilitar a navegação e a busca por temas específicos.
O canal foi criado para ser um espaço direto, prático e inspirador sobre Gerenciamento de Cores — mas com a leveza que só quem vive o dia a dia das cores sabe oferecer.
“Bem-vindo(a) ao seu universo cromático! ✨
Aqui, o Gerenciamento de Cores é descomplicado e divertido!
Receba dicas práticas, insights valiosos, novidades do mercado e as melhores soluções para garantir que suas cores sejam sempre perfeitas, abrangendo desde o design e a impressão até diversas outras indústrias e aplicações onde a cor é fundamental.
Prepare-se para ter o controle total da sua paleta e ver o mundo com muito mais precisão! 😉“
📏 Boas práticas de especificação e controle de cor
💡 Curiosidades sobre metameria, espectrofotometria, normas ISO e padrões internacionais
🖥️ Dicas de calibração, perfis ICC e acerto de cor na tela
📦 Casos reais de aplicação em embalagem, têxtil, flexo, digital e muito mais
🧠 Conceitos técnicos explicados de forma simples
Se você quer se aprofundar ainda mais, aproveite para:
👉 Link para o canal, se inscreva e acompanhe as publicações MestreDasCores
👉 Seguir os conteúdos com a hashtag #MestreDasCores