TVI x NPDC x 4CX - Cinzas neutros

Quando me veio a cabeça este assunto, percebi o quanto não está claro para os profissionais a diferença que se tem na diferença entre estas duas formas de trabalho para o Gerenciamento de Cores.

O TVI, é mais conhecido pelo seu nome anterior. Ganho de Ponto. O significado de TVI é o “aumento do valor tonal” (tonal value increase em inglês). Ele recebeu este nome na ISO 12.647.

O objetivo do TVI é definir um padrão de ganho de ponto (sei que Ganho de ponto não é uma denominação exata, mas é muito didática e permite ao profissional de impressão enteder facilmente). Antigamente tínhamos diferentes informações de ganho de ponto e cada instituição/empresa/fornecedor ditava seus valores e nunca eram unanimidade. A ISO 12.647 buscou um padrão para permitir a indústria da impressão avançar pela padronização dos processos. Assim, o TVI hoje, para o papel couché é de 16% para todas as cores CMYK.

O NPDC e o 4Cx são técnicas disponíveis para atingir o padrão de impressão pela ISO 12.647, mas com o alvo claro de ter os cinzas neutros (gray balance). O cinza neutro é o ponto central de um bom ajuste de cores na impressão.

Cinza neutro ou balanço de cinza – NPDC

A colorimetria mostra que o balanço de cinzas é na verdade o que o olho humano mais tem sensibilidade para perceber as diferenças. Além de também variar em qualquer cor.

Como ele se encontra no centro do círculo de cores, o cinza pode variar em qualquer direção. Com qualquer uma das cores variando, o cinza pode ficar azulado, amagentado, amarelado, esverdeado, etc.

Também pela mesma razão ele é usado para definir o balanço das tintas na impressão, permitindo ajustar como as cores se relacionam e qual a mistura correta para estarecem balanceadas.

Assim sendo, ele é não somente a situação mais crítica de impressão que podemos ter, mas como também uma ferramenta poderosa para atingir o melhor resultado na sua impressão.

4CX

É uma solução da Bodoni que está presente no pressSIGN para justamente realizar o ajuste das curvas de acordo com o balanço de cinzas. Ele é mais indicado para impressão digital e tem maior flexibilidade para definir o alvo do cinza.

Aproveite esta ferramenta para melhorar os resultados da sua impressão hoje mesmo.

Este gráfico de cromaticidade mostra diferentes espaços de cores, como por exemplo: sRGB em vermelho, Adobe RGB em cyan, e ProPhoto em Azul. Em branco aparece o CMYK.
Esta repesentação do Gamut em 3D serve para mostrar que as alterações de cores não são apenas bidimensionais, mas em 3 dimensões. Com ele podemos ter uma noção mais clara dos limites de cada cor e na maioria dos casos, rotacionando.
Esta representação em 2D permite avaliar o gamut dentro do círculo de cores Lab, através das medições realizadas pelo pressSIGN 10.

Comparação de Gamut

A colorimetria os permite fazer a comparação dos Gamuts, e isso nos permite tomar decisões importantes dentro do Gerenciamento de Cores. Podendo avaliar os resultados pela comparação e então escolher qual a melhor solução.

Nesta comparação podemos ver uma técnica de Gama Expandida aplicada. Com as mesmas tintas usadas para atingir o padrão Gracol 2013, a Idealliance criou um método para expandir o Gamut. E assim, podemos fazer avaliações através do Gamut das duas situações de impressão.

Atingindo cores mais saturadas (mais vivas)

Quando se compara Gamuts, o mais comum é buscar por cores mais saturadas, mais vivas, ou seja, conseguir reproduzir o máximo de cores com o equipamento e a mídia em questão.

Nos grágicos que representam o Gamut, quanto maior e mais distante do centro, o ponto será mais saturado.

Veja na animação abaixo uma comparação entre diferentes tipos de mídias e veja que cada uma delas possui uma capacidade de reprodução de cores. Quanto maior, mais vivas as cores e maior a quantidade de cores reproduzidas. Dando assim, maior volume de cores para cada um deles.

Nesta comparação podemos ver uma técnica de Gama Expandida aplicada. Com as mesmas tintas usadas para atingir o padrão Gracol 2013, a Idealliance criou um método para expandir o Gamut. E assim, podemos fazer avaliações através do Gamut das duas situações de impressão.

Volume de Cores

O volume de cores é um cálculo baseado no modelo 3D que busca comparar os volumes, dando assim uma loção de quanto se atinge do resultado que se define como alvo. Colocando o resultado de duas maneiras, ou percentual ou numérico.

Mas, cuidado, este volume pode trazer armadilhas, use a informação com cuidado.

Próximos cursos...

pressSIGN 9 Controle de Qualidade Controle de produção
Espectrodensitômetro eXact para medir densidade, TVI (ganho de ponto) e outras funções mais.