Quando me veio a cabeça este assunto, percebi o quanto não está claro para os profissionais a diferença que se tem na diferença entre estas duas formas de trabalho para o Gerenciamento de Cores.
O TVI, é mais conhecido pelo seu nome anterior. Ganho de Ponto. O significado de TVI é o “aumento do valor tonal” (tonal value increase em inglês). Ele recebeu este nome na ISO 12.647.
O objetivo do TVI é definir um padrão de ganho de ponto (sei que Ganho de ponto não é uma denominação exata, mas é muito didática e permite ao profissional de impressão enteder facilmente). Antigamente tínhamos diferentes informações de ganho de ponto e cada instituição/empresa/fornecedor ditava seus valores e nunca eram unanimidade. A ISO 12.647 buscou um padrão para permitir a indústria da impressão avançar pela padronização dos processos. Assim, o TVI hoje, para o papel couché é de 16% para todas as cores CMYK.
O NPDC e o 4Cx são técnicas disponíveis para atingir o padrão de impressão pela ISO 12.647, mas com o alvo claro de ter os cinzas neutros (gray balance). O cinza neutro é o ponto central de um bom ajuste de cores na impressão.
A colorimetria mostra que o balanço de cinzas é na verdade o que o olho humano mais tem sensibilidade para perceber as diferenças. Além de também variar em qualquer cor.
Como ele se encontra no centro do círculo de cores, o cinza pode variar em qualquer direção. Com qualquer uma das cores variando, o cinza pode ficar azulado, amagentado, amarelado, esverdeado, etc.
Também pela mesma razão ele é usado para definir o balanço das tintas na impressão, permitindo ajustar como as cores se relacionam e qual a mistura correta para estarecem balanceadas.
Assim sendo, ele é não somente a situação mais crítica de impressão que podemos ter, mas como também uma ferramenta poderosa para atingir o melhor resultado na sua impressão.
É uma solução da Bodoni que está presente no pressSIGN para justamente realizar o ajuste das curvas de acordo com o balanço de cinzas. Ele é mais indicado para impressão digital e tem maior flexibilidade para definir o alvo do cinza.
Aproveite esta ferramenta para melhorar os resultados da sua impressão hoje mesmo.
A colorimetria os permite fazer a comparação dos Gamuts, e isso nos permite tomar decisões importantes dentro do Gerenciamento de Cores. Podendo avaliar os resultados pela comparação e então escolher qual a melhor solução.
Nesta comparação podemos ver uma técnica de Gama Expandida aplicada. Com as mesmas tintas usadas para atingir o padrão Gracol 2013, a Idealliance criou um método para expandir o Gamut. E assim, podemos fazer avaliações através do Gamut das duas situações de impressão.
Quando se compara Gamuts, o mais comum é buscar por cores mais saturadas, mais vivas, ou seja, conseguir reproduzir o máximo de cores com o equipamento e a mídia em questão.
Nos grágicos que representam o Gamut, quanto maior e mais distante do centro, o ponto será mais saturado.
Veja na animação abaixo uma comparação entre diferentes tipos de mídias e veja que cada uma delas possui uma capacidade de reprodução de cores. Quanto maior, mais vivas as cores e maior a quantidade de cores reproduzidas. Dando assim, maior volume de cores para cada um deles.
O volume de cores é um cálculo baseado no modelo 3D que busca comparar os volumes, dando assim uma loção de quanto se atinge do resultado que se define como alvo. Colocando o resultado de duas maneiras, ou percentual ou numérico.
Mas, cuidado, este volume pode trazer armadilhas, use a informação com cuidado.