TVI x NPDC x 4CX

Quando me veio a cabeça este assunto, percebi o quanto não está claro para os profissionais a diferença que se tem na diferença entre estas duas formas de trabalho para o Gerenciamento de Cores.

O TVI, é mais conhecido pelo seu nome anterior. Ganho de Ponto. O significado de TVI é o “aumento do valor tonal” (tonal value increase em inglês). Ele recebeu este nome na ISO 12.647.

O objetivo do TVI é definir um padrão de ganho de ponto (sei que Ganho de ponto não é uma denominação exata, mas é muito didática e permite ao profissional de impressão enteder facilmente). Antigamente tínhamos diferentes informações de ganho de ponto e cada instituição/empresa/fornecedor ditava seus valores e nunca eram unanimidade. A ISO 12.647 buscou um padrão para permitir a indústria da impressão avançar pela padronização dos processos. Assim, o TVI hoje, para o papel couché é de 16{9956dcf2826ec852f8cd1583e1c3053bda6c42317f1f15af467273995bd07b18} para todas as cores CMYK.

O NPDC e o 4Cx são técnicas disponíveis para atingir o padrão de impressão pela ISO 12.647, mas com o alvo claro de ter os cinzas neutros (gray balance). O cinza neutro é o ponto central de um bom ajuste de cores na impressão.

Na imagem acima você pode ver como os ajustes para o cinza neutro (na parte de cima) e para atingir apenas o valor do TVI (Ganho de Ponto), na parte de baixo, são diferentes.

Cinza neutro ou balanço de cinza - NPDC

A colorimetria mostra que o balanço de cinzas é na verdade o que o olho humano mais tem sensibilidade para perceber as diferenças. Além de também variar em qualquer cor.

Como ele se encontra no centro do círculo de cores, o cinza pode variar em qualquer direção. Com qualquer uma das cores variando, o cinza pode ficar azulado, amagentado, amarelado, esverdeado, etc.

Também pela mesma razão ele é usado para definir o balanço das tintas na impressão, permitindo ajustar como as cores se relacionam e qual a mistura correta para estarecem balanceadas.

Assim sendo, ele é não somente a situação mais crítica de impressão que podemos ter, mas como também uma ferramenta poderosa para atingir o melhor resultado na sua impressão.

4CX

É uma solução da Bodoni que está presente no pressSIGN para justamente realizar o ajuste das curvas de acordo com o balanço de cinzas. Ele é mais indicado para impressão digital e tem maior flexibilidade para definir o alvo do cinza.

Aproveite esta ferramenta para melhorar os resultados da sua impressão hoje mesmo.

Para medir o TVI

EasyColor pressSIGN 9 Controle de Qualidade Controle de produção, leitura de tinteiros, ISO 12.647, ISO 12647, impressáo offset, Delta E, Lab, tolerância, densidade de impressão leitura de cor especial pantone EasyColor

pressSIGN 9 Controle de Qualidade Controle de produção

X-Rite Xrite EasyColor espectrofotômetro espectrodensitômetro densitômetro lab densidade ganho de ponto TVI Pantones Best Match Comparativo Impressão offset

Espectrodensitômetro eXact para medir densidade, TVI (ganho de ponto) e outras funções mais.

X-Rite Xrite Eye-One Pro 2 i1 Pro 2 EasyColor

O pressSIGN pode usar o i1 como equipamento para medição em barras de cores e mostrar todos os resultados que o sumário acima mostra.


Solicitar versão demo do PressSIGN